top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Ângulo

O Comissariado Cultural da FEUP dá música – mesmo em casa

Atualizado: 11 de nov. de 2020


FEUPtv/YouTube

Com as restrições para travar a pandemia, as salas de espetáculos não são viáveis, mas, em casa, também há concertos para ver. O Jornal Ângulo esteve à conversa com Paulo Vasques, coordenador do Comissariado Cultural da FEUP, acerca da temporada de concertos online organizada pela entidade e sobre o que aí vem.


A cultura não pode ficar em stand-by e, por isso, o Comissariado Cultural da FEUP decidiu criar alternativas: a programação de música, teatro e outras expressões culturais, normalmente realizada presencialmente, ficou suspensa e “houve a necessidade de repensar a forma como a fazíamos acontecer”, conta Paulo Vasques. Foi assim que nasceu esta temporada de “música fora da faculdade” e com transmissão via streaming.


Até dezembro, o Comissariado propõe levar concertos a “diversas instituições culturais da cidade do Porto e cidades limítrofes” e, pelo canal de YouTube da FEUP, também às casas de quem goste de música clássica e de jazz. Para Paulo, esta é uma forma de “reativar a cultura e contribuir para este setor tão cingido pela crise”.


O caráter “fundamental” da arte e da cultura para a formação da comunidade académica é o que move o Comissariado, que promove também outros projetos culturais para além deste. “A orquestra clássica da FEUP, o grupo de jazz, o grupo vocal, o projeto teatral, a oficina de pintura” são exemplos do trabalho da entidade que, embora promovidos pela FEUP e destinados “em especial” à comunidade da Faculdade, são “abertos à participação dos restantes estudantes [da Universidade do Porto]”, esclarece Paulo. O coordenador refere ainda que, “neste momento, as atividades estão suspensas, mas esperemos voltar a reativá-las em breve”.


A temporada de concertos transmitidos via streaming teve o seu início esta quarta-feira, dia 4, com o primeiro concerto do ciclo Beethoven 250 anos. Para celebrar os 250 anos do nascimento do compositor, a Orquestra da Ópera na Academia e na Cidade, dirigida pelo maestro José Ferreira Lobo, interpretou o Septeto Op.20, Concerto para violino e orquestra, “Ah! Pérfido!” Op.65 e a Sinfonia nº1 de Beethoven. O concerto teve ainda como solistas Rómulo Assis no violino e a soprano Cristiana Oliveira. O concerto está disponível no canal da FEUP, aqui.


Quanto aos restantes concertos da temporada, a curiosidade reina. “Isto é uma experiência nova para nós, no Comissariado Cultural”, afirma Paulo Vasques. O coordenador admite o nervosismo ao revelar que a entidade fez uma aposta nas “melhores condições” possíveis, o que implicou um “investimento considerável” nas questões de vídeo, luz e som para criar “um concerto apetecível para o público em casa”. O primeiro concerto conta já com mais de 2000 visualizações no YouTube e, “ao longo da temporada, é expectável que mais público se junte”.


Durante o mês de novembro, estão já marcados mais concertos. A evolução da pandemia deixa receio quanto à possibilidade de os realizar nas datas marcadas e, por essa razão, ainda não foram divulgadas. Porém, em exclusivo para o Jornal Ângulo, Paulo Vasques avança com as próximas datas. Os musicófilos podem já apontar na agenda:


15 de novembro, 11h – Banda Sinfónica Portuguesa, com o pianista solista Raul da Costa, na Sala Suggia da Casa da Música


18 de novembro – Percussionista Miquel Bernat, no Espaço Mira, Campanhã


23, 24, 25 de novembro – Ciclo de Jazz, no Espaço Porta-Jazz


Relembramos que os concertos serão transmitidos via streaming no canal de YouTube da FEUP.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page