top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Ângulo

"A menina dos cabelos ruivos": livro estreia de jovem autor lançado este domingo

A Menina dos Cabelos Ruivos é o primeiro livro de Luís Guedes, 20 anos, estudante de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. A obra fala sobre a menina Anita na sua primeira experiência na escola primária.



Fonte: Jornal Ângulo

A inspiração surgiu na altura do confinamento, em março. O autor desde criança tinha paixão pela escrita - costuma escrever textos para músicas e, quando miúdo, também construía textos para stand-up comedy. Gostava de ler Astérix e bandas desenhadas. Apesar de já ter escrito como jornalista para o jornal Observador, por exemplo, a experiência de produzir um livro foi, de acordo com Luís Guedes, nova e surpreendente.


O autor conta que quer passar boas sensações e mensagens com a sua obra: “eu tentei trazer para o livro o que a leitura fazia a mim em criança. Eu lembro que quando lia, principalmente histórias infanto-juvenis, gostava quando as histórias me levavam para um espaço imaginário onde eu me sentisse seguro”.


O livro conta a história de Anita, que está na escola primária e não se sente parte integrante da turma. De acordo com o autor, tanto ela mesma quanto os colegas sentem-na como um “corpo estranho na turma”. Luís Guedes quer transmitir aos miúdos que sentir-se deslocado em ambiente escolar não invalida que a sua personagem - ou qualquer um dos pequenos - pode ser alguém muito especial a fazer outras coisas no futuro.


O objetivo do livro, de acordo com o autor, não é passar a ideia de que a escola não é importante. Ao contrário, reitera que a escola é importante socialmente, mas que “há muito a ideia de que ou vamos pelo caminho convencional ou então parece que estamos perdidos na vida... Acho que é importante passar a mensagem aos miúdos de que isto não é bem assim”.


Luís Guedes reflete que o seu livro “toca na questão de que muitas vezes a companhia é relativa, podemos estar com muitas pessoas e sentirmo-nos sozinhos, e não estarmos com ninguém e nos sentirmos acompanhados. Toca muito nesse sentido, de que o convencional não é o único caminho para sermos especiais na vida e conseguirmos coisas bonitas”. Confessa ainda que, mesmo o livro não sendo autobiográfico, tem muito de si dentro dele: “de certa forma, é um autorretrato hiperbolizado”.


A primeira editora que contactou, Vieira da Silva, logo aceitou editar o seu projeto, que foi ilustrado por João Marques. Os leitores podem já apontar na agenda: o livro A Menina dos Cabelos Ruivos tem lançamento online neste domingo, 29 de novembro, às 17 horas, no Instagram e Facebook do autor.


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page