top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Ângulo

Porto: projeto da Câmara e IHRS pretende realojar 3800 pessoas

Atualizado: 31 de out. de 2020


Fonte: Miguel Nogueira

A Câmara do Porto pretende realojar quase 4000 pessoas nos próximos cinco anos. O projeto é uma colaboração com o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e vai ser discutido na reunião de Câmara de segunda-feira.


Entre 2020 e 2025, vão ser realojadas 1740 famílias portuenses, totalizando 3800 pessoas. O número constitui cerca de 60% das 3000 famílias consideradas pela Câmara para o projeto e, em comunicado, a autarquia afirma que os restantes 1260 agregados “serão ainda objeto de um outro acordo de colaboração”, já este entre a Porto Vivo, SRU e IHRU.


As opções para estas famílias estão já delineadas. Segundo a Câmara do Porto, o arrendamento de habitações para subarrendamento está destinado a 75 famílias, 1345 famílias serão realojadas em frações ou prédios habitacionais renovados, a construção de prédios ou empreendimentos habitacionais servirá para alojar 200 famílias, e a aquisição e reabilitação de frações ou prédios degradados para outras 120.


O custo total deste projeto está na casa dos 56 milhões de euros. Deste valor, 25 milhões “serão financiados na modalidade de comparticipação a fundo perdido” e 21 milhões “através da contratualização de um empréstimo bonificado de longo prazo”. Os restantes nove milhões serão autofinanciados, termina o Município.


No comunicado, a Câmara do Porto avança ainda que o plano está em andamento desde o ano passado, quando em julho o Município apresentou a Estratégia Local de Habitação, o que permitiu o acesso ao programa governamental 1º Direito, de apoio ao acesso à habitação. Depois de uma avaliação da IHRU no final de 2019, o acordo está finalmente pronto a ser fechado na segunda-feira, dia 26.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page