top of page
Buscar
  • Foto do escritorJornal Ângulo

Biden eleito presidente, Harris faz história

Atualizado: 12 de nov. de 2020


Fonte: Getty Images

Joe Biden vence as eleições e é o próximo Presidente dos Estados Unidos. O candidato democrata alcançou os 270 votos necessários para o Colégio Eleitoral, enquanto Trump permanece com 214 votos. Kamala Harris é a primeira mulher negra a ser eleita vice-presidente da maior economia do mundo.

Fonte: Site oficial da Campanha de Joe Biden

O candidato democrata já é apontado pelos meios de comunicação norte-americanos como o presidente (ABC News, CBS News, NBC News, CNN, Fox News, Decision Desk HQ, Associated Press, Reuters, New York Times) depois de ter vencido no Estado da Pensilvânia. Biden já fez seu comunicado, afirmando que está "honrado pela confiança que o povo americano depositou" e reiterando também o seu lema em campanha: pediu união enquanto nação e disse que iria “governar para todos os estadunidenses”.


O novo presidente parece ser o contrário da alegada anti-política de Trump, que nunca havia exercido cargo de administração política. Joe Biden tem fracassos e derrotas reunidos em uma vida política que é vigente desde os seus 29 anos, quando foi eleito senador do estado americano de Delaware, totalizando agora quase 40 anos no senado e duas vice-presidências ao lado de Obama.


No twitter, Kamala Harris, eleita vice-Presidente dos Estados Unidos, publicou um vídeo que a mostra ao telefone com Joe Biden. Em um jardim, com fato de treino, Harris diz em tom alegre: “Conseguimos, Joe! Vais ser o próximo Presidente dos Estados Unidos!”.




Kamala Harris reúne vários feitos históricos: é a primeira vice-presidente mulher dos Estados Unidos, bem como a primeira descendente de indianos e a primeira mulher negra a ser eleita vice. É filha de pais imigrantes - mãe indiana-americana e pai jamaicano.


O primeiro-ministro português, António Costa, já felicitou Joe Biden. No twitter, diz-se pronto para colaborar com a nova administração americana para a defesa da democracia, segurança internacional e combate às alterações climáticas.





O candidato à reeleição pelo partido republicano, Donald Trump, recusa a derrota, alegando em seu twitter que "ganhou por muito". A campanha de Trump já comunicou que vai à Justiça contestar os resultados. Neste cenário, Trump é o primeiro presidente dos Estados Unidos que não vence a reeleição desde 1992.


Segundo o Jornal de Notícias, o Twitter já colocou aviso ou bloqueou 37% dos tweets de Donald Trump desde a noite de terça-feira, quando começaram as eleições americanas. Até às das 10 horas da manhã do sábado (7 de novembro), 16 dos 43 tweets de Trump ganharam o selo de mensagens "questionáveis ou erróneas em relação à eleição e outros processos cíveis".



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page