Ano de ouro para o ciclismo português - Sete medalhas, dois títulos europeus
- Jornal Ângulo
- 18 de nov. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jan. de 2021

A seleção nacional de ciclismo marcou presença nos Campeonatos da Europa de pista, que se realizaram no passado fim de semana em Plovdiv, na Bulgária. A comitiva de quatro atletas, constituída por Iuri Leitão, os irmãos Ivo e Rui Oliveira, e Maria Martins trouxe para casa sete medalhas, duas delas títulos europeus.
Uma prestação “inesquecível e histórica”. É assim que o grupo de quatro atletas portugueses medalhados denominam a sua passagem pelo europeu, que trouxe para Portugal mais um conjunto de grandes títulos na modalidade.
Iuri Leitão conquistou o título de campeão europeu de ‘scratch’, segundo lugar em 'eliminação' e ainda o terceiro em ‘omnium’. O jovem natural de Viana do Castelo refere ainda não ter equipa para o próximo ano, mas espera que este resultado lhe “possa abrir portas para conseguir mais êxitos”.

Ivo Oliveira sagrou-se campeão da Europa de ‘perseguição’ individual de ciclismo de pista de coberta. O atleta foi ainda, em conjunto com o irmão gémeo, Rui Oliveira, vice-campeões europeus de 'madison'. Ambos os ciclistas representam a UAE Emirates em competições de alto nível.
Já Maria Martins, que não pôde concorrer numa prova de estrada este ano devido aos condicionamentos da Covid-19, trouxe para casa uma medalha de bronze em ‘eliminação’ que “tem um sabor ainda mais especial depois de meses tão difíceis”, revela. A atleta é a única dos cinco que vai ocupar uma das três vagas da modalidade garantidas por Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que se vão realizar em 2021.

O selecionado nacional, Gabriel Mendes, destacou o esforço feito pelos atletas em trazer estas medalhas para Portugal: “Refletem o trabalho que estes jovens têm feito ao longo dos últimos anos e dá-nos mais força para continuar, mas precisam de condições para continuar esta evolução. Foi um ano adverso para todos, mas temos de nos ajustar às condições e fazer o melhor no contexto". No final da prova, Portugal foi o quarto país mais medalhado.
Comments